O planejamento de pesquisas qualitativas em educação

Autores/as

  • Alda Judith Alves

Palabras clave:

Pós-Graduação, Análise Qualitativa, Projeto, Pesquisa Educacional

Resumen

O presente artigo surgiu da constatação da dificuldade, demonstrada por alunos de pós-graduação, de planejar suas pesquisas e, mais especificamente, de elaborar o projeto, quando optam por trabalhar com uma metodologia qualitativa. Tais dificuldades, em grande parte decorrentes da própria natureza desse tipo de abordagem, aliada à escassez de literatura específica sobre o assunto, muitas vezes resultam em estudos pouco consistentes. Procurou-se aqui caracterizar a pesquisa qualitativa, indicando pontos de concordância e de divergência entre as diversas vertentes que a compõem, e fazer indicações precisas para elaboração do projeto, analisando e exemplificando seus aspectos essenciais, bem como as alternativas que se oferecem ao pesquisador em cada um deles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alda Judith Alves

Publicado

1991-05-31

Cómo citar

Alves, A. J. (1991). O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos De Pesquisa, (77), 53–61. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1042

Número

Sección

Artículos