Pesquisa acadêmica e prática educativa como um problema sociológico

Autores/as

  • Agripa Faria Alexandre Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Teoria da Educação, Sociologia da Educação

Resumen

A pesquisa acadêmica e a prática educativa são analisadas a partir de quatro concepções rivais. Na concepção dita conjunta, entende-se que é indissociável a pesquisa acadêmica da prática educativa. Na complementar, assinala-se que apenas existe uma relação de complementaridade entre pesquisa acadêmica e prática educativa, cada uma influenciando a outra indiretamente. Na crítica, propõe-se pensar o efeito da alienação e da reprodução mercadológica, tanto na pesquisa acadêmica quanto na prática educativa. Por último, na de risco, acusa-se existir antes que uma união, complementaridade ou reprodução do capital, uma crise de reflexividade, tanto na pesquisa científica quanto na prática acadêmica, gerando efeitos incontroláveis para as práticas sociais. Da análise sobre processos educacionais em curso a partir da década de 1990, o autor sugere que a concepção de risco questiona o mito da aprendizagem incorporado acriticamente pelas filosofias da educação da modernidade. Com base no aporte analítico da sociologia de Giddens e Beck, o autor apresenta como explicação final que as pesquisas sobre educação não têm considerado os efeitos sociais da produção do conhecimento na chamada alta modernidade.

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Biografía del autor/a

Agripa Faria Alexandre, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2011-08-31

Cómo citar

Alexandre, A. F. (2011). Pesquisa acadêmica e prática educativa como um problema sociológico. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 502–515. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/100

Número

Sección

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