Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia

Authors

  • Arlêude Bortolozzi UNICAMP
  • Archimedes Perez Filho UNICAMP

Keywords:

Educação Ambiental, Geografia, Interdisciplinaridade, Cidadania

Abstract

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arlêude Bortolozzi, UNICAMP

Archimedes Perez Filho, UNICAMP

Published

2000-03-31

How to Cite

Bortolozzi, A., & Perez Filho, A. (2000). Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cadernos De Pesquisa, (109), 145–171. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/658

Issue

Section

Outros Temas