Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada

Authors

  • António Neto-Mendes Universidade de Aveiro – Portugal
  • Jorge Adelino Costa Universidade de Aveiro – Portugal
  • Alexandre Ventura Universidade de Aveiro – Portugal

Keywords:

Explicações, Mercado da Educação, Regulação, Políticas Educacionais

Abstract

Neste artigo analisamos os modos de regulação de uma atividade - as explicações - que é hoje um caso de sucesso em todo o mundo como oferta educativa privada e que podemos mesmo considerar paralela à do modelo escolar. Num primeiro momento, procedemos à caracterização das políticas de regulação em escala global: a situação nos países que ignoram a atividade das explicações; o caso dos países que escolheram a via da proibição, total ou parcial; o caso dos países que reconheceram a atividade e até formularam políticas educacionais que encontraram nas explicações um aliado para a melhoria dos resultados escolares. Abordaremos depois a situação em Portugal, país onde a atividade existe desde há muito, mas que conhece na atualidade um vigor novo e maior visibilidade social. Quanto às políticas de regulação das explicações em Portugal, podemos falar de uma regulação burocrática sem grande eco na prática dos profissionais, dos estudantes e das famílias. Terminaremos com algumas reflexões sobre a necessidade de se dar dimensão pública à discussão sobre a atividade das explicações, tantas e tão sérias são as suas repercussões sociais e políticas, nomeadamente em matéria de democratização do acesso e do sucesso escolares, questão nuclear que está no cerne da preocupação com a equidade no seio das políticas públicas.

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Author Biographies

António Neto-Mendes, Universidade de Aveiro – Portugal

Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro – Portugal

Alexandre Ventura, Universidade de Aveiro – Portugal

Published

2008-12-30

How to Cite

Neto-Mendes, A., Costa, J. A., & Ventura, A. (2008). Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 685–700. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/328

Issue

Section

Issues in Focus