Entre políticas de qualidade e a qualidade das práticas

Authors

  • Maria Malta Campos Fundação Carlos Chagas

Keywords:

Educação Infantil, Avaliação, Qualidade da Educação, Política educacional

Abstract

O artigo compara os diferentes percursos seguidos pelo debate e pelas políticas de avaliação da qualidade da Educação Infantil e das demais etapas educacionais, mostrando como até recentemente essa evolução apresentou traços muito distintos. Aponta, porém, que essa tendência parece estar mudando recentemente, com a crescente pressão pela introdução de sistemas externos de avaliação de resultados nas redes de Educação Infantil, seguindo modelos já implantados nos outros níveis de ensino. A partir dessa constatação, o artigo discute alguns dos dilemas e dos desafios que se colocam para as políticas e programas de Educação Infantil em relação à avaliação de seus resultados, tanto na perspectiva da aferição de sua qualidade presente, como também tendo em vista seu impacto no aproveitamento escolar das crianças na continuidade de sua educação

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Malta Campos, Fundação Carlos Chagas

Published

2013-04-30

How to Cite

Campos, M. M. (2013). Entre políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 22–43. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/247

Issue

Section

Issues in Focus