Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão

Authors

  • Rafael Pimentel Maia Universidade Estadual de Campinas
  • Hildete Prisco Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Aluisio Souza Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Avaliação de Estudante, Ensino Superior, Estatísticas

Abstract

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho dos alunos da Universidade Estadual de Campinas, do ingresso à conclusão do curso. A amostra é composta por todos os ingressantes dessa universidade nos anos de 1997 a 2000, e a população que corresponde ao universo dos alunos ingressantes em todo o período de existência da universidade. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários socioculturais, aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares na inscrição do vestibular, e de informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica da Universidade. É proposta uma metodologia com base na variável denominada "ganho relativo" sugerida por Dachs e Maia (2006). Essa nova metodologia fundamenta-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-estatísticas. Propõem-se testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos segundo alguns agrupamentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Pimentel Maia, Universidade Estadual de Campinas

Hildete Prisco Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Aluisio Souza Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Published

2009-08-20

How to Cite

Maia, R. P., Pinheiro, H. P., & Pinheiro, A. S. (2009). Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 645–660. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/241

Issue

Section

Temas em Debate