Estudo da percepção da função do orientador pedagógico num grupo de professores de uma escola secundária

Authors

  • Nara Maria Guazzelli Bernardes
  • Guiomar Namo de Mello

Keywords:

Orientador pedagógico, Escala de avaliação, Ensino de 2º grau

Abstract

O especialista ou técnico em educação - Orientados Pedagógico (OP) ou Assistente Pedagógico (AP). Orientador Educacional (OE) Psicólogo escolar - depende essencialmente dos professores para desenvolver seu trabalho na escola. Sendo elemento de integração da atividade escolar, precisa conjugar esforços em direção aos objetivos amplos do currículo. É também um elemento inovador pois o professor, em geral, está tradicionalmente habituado a um sistema de trabalho onde sua área ou matéria constitui um setor isolado dentro da escola. AS experiências de renovação educacional, tanto em escolas particulares quanto em estabelecimentos oficiais, mostram a importância de haver uma consistência na forma como professores e técnicos percebem suas respectivas funções. Muitos dos problemas que costumam ocorrer nas equipes compostas de elementos docentes e técnicos, advêm justamente dessa dissonância de percepção que dá origem a expectativas diferentes quando não, opostas. O presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de utilização da Metodologia Q para estudar como professor visualiza a função do Orientador ou Assistente Pedagógico...

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nara Maria Guazzelli Bernardes

Guiomar Namo de Mello

Published

1972-12-30

How to Cite

Bernardes, N. M. G., & Mello, G. N. de. (1972). Estudo da percepção da função do orientador pedagógico num grupo de professores de uma escola secundária. Cadernos De Pesquisa, (6), 52–55. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1878

Issue

Section

Articles