Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
Keywords:
Estudos sociais, Currículos, Práticas de ensinoAbstract
Durante o período 1962-1966, o autor teve a oportunidade de acompanhar, na qualidade de professor de Estudos Sociais, duas turmas de alunos que freqüentaram o Ginásio Vocacional de Americana, atual Colégio Estadual "João XXIII". Visando contribuir para a avaliação de experiências em Educação, procurou investigar, alguns anos mais tarde, os resultados daquele trabalho: "Quais as opiniões e atitudes do ex-aluno sobre a área de Estudos Sociais, conforme fora desenvolvida no Ginásio Vocacional de Americana durante aquele espaço de tempo"? Dos 117 indivíduos que fizeram parte daquelas turmas, apenas um não foi localizado, tendo todos os demais fornecido as informações solicitadas para o desenvolvimento da presente pesquisa. Utilizando-se do método descrito por Thurstone, o autor construiu escalas de atitudes, estudando, a seguir, relações entre as variáveis consideradas mais significativas. Recorreu à Análise Fatorial para fins de identificação de fatores e a uma série de processos estatísticos, no estudo de possíveis relações de dependência. De modo geral, os ex-alunos revelaram-se altamente favoráveis ao trabalho realizado, fato que contrasta com as observações coletadas pelo antigo Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar, no período imediatamente posterior ao curso ginasial.Downloads
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Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisa
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