Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista

Authors

  • José Mário Pires Azanha

Keywords:

Democratização da educação, Inovação pedagógica, Reforma Sampaio Dória, Ginásio

Abstract

Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Mário Pires Azanha

Published

1979-09-30

How to Cite

Azanha, J. M. P. (1979). Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista. Cadernos De Pesquisa, (30), 13–20. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673

Issue

Section

Articles