A contribuição da educação técnica à mobilidade social

Authors

  • Maria Aparecida Ciavatta Franco
  • Cláudio de Moura Castro

Keywords:

Ensino técnico, Mobilidade social, Desigualdades sociais, Rendimento escolar, Salário

Abstract

O presente trabalho baseia-se em dados de pesquisa sobre as conseqüências da educaçäo técnica do ponto de vista da justiça e da eqüidade social: a educaçäo técnica favorece ou não a mobilidade social dos estratos mais baixos da população? Atua como fator de mobilidade social ou de reprodução social? Em que medida influencia o desenvolvimento e o progresso social ou a manutenção das desigualdades sociais? Os dados referem-se a rendimento escolar, posições ocupacionais e níveis salariais de egressos das escolas técnicas em alguns países da América Latina: Colômbia, Paraguai, México e Argentina. Ressalvadas as especificidades de cada país, os resultados indicam que a modalidade técnica industrial parece atenuar o fator socioeconômico de origem, capacitando os alunos a um melhor desempenho escolar que os egressos das modalidades acadêmicas. A análise da trajetória ocupacional indica uma modalidade ascendente mas restrita às faixas ocupacionais adjacentes. Quanto aos salários, inicialmente os egressos dos cursos técnicos têm salários mais altos. A variável tempo, entretanto, introduz uma alteração favorável aos egressos do ensino acadêmico convencional. Em resumo, a mobilidade social que possa ser atribuída à educação técnica é limitada pelas condições mais amplas de sociedade em que se insere. De um lado mantêm-se as relações de produção com papéis pré-determinados para as diferentes classes sociais. Por outro lado, ameniza-se a situação de desigualdade social, propiciando oportunidades de mobilidade dentro das faixas adjacentes.

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Author Biographies

Maria Aparecida Ciavatta Franco

Cláudio de Moura Castro

Published

1981-02-28

How to Cite

Franco, M. A. C., & Castro, C. de M. (1981). A contribuição da educação técnica à mobilidade social. Cadernos De Pesquisa, (36), 41–59. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577

Issue

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