Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
Keywords:
Epistemologia, Pesquisa educacional, ConhecimentosAbstract
O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).