As funções sociais do ensino de 2º grau
nas condições do Brasil contemporâneo
Keywords:
Função social, Ensino de 2º grau, Estrutura ocupacional, Mão-de-obra, TrabalhoAbstract
O artigo trata das funções sociais da educação de 2º Grau, no Brasil contemporâneo, tendo como referência a análise das contradições entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção nas formações sociais capitalistas periféricas. Distinguem-se dois grupos de questões. O primeiro deles diz respeito à superação da atual posição desfavorável ocupada pelo país na divisão internacional do trabalho. Nessa perspectiva, o 2º Grau se apresenta como parte integrante da educação básica, cabendo-lhe fornecer, a todos os cidadãos brasileiros, elementos para que dominem os processos produtivos e compreendam as condições históricas da produção do conhecimento científico e tecnológico, assim como meios de acesso sistemático às humanidades e às artes. O segundo grupo de questões está relacionado ao caráter de classe da sociedade brasileira. Para fazer reverter a eventual mudança das condições do país em favor dos segmentos sociais hoje explorados e marginalizados, cabe ao 2º Grau instrumentalizar todos os cidadãos para que se tornem capazes de lutar por seus direitos e pela construção de uma sociedade igualitária.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).