Grupos de pesquisa em educação matemática como objeto de estudo: Uma visão do estado da arte

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Grupos de Pesquisa, Estado da Arte

Resumo

Este artigo apresenta um estado da arte sobre grupos de pesquisa em educação matemática. É feita a análise de um conjunto de 25 trabalhos encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Google Acadêmico. Os principais resultados evidenciaram a presença de artigos publicados em periódicos pelo Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática e de trabalhos que analisam/descrevem aspectos de trajetória, constituição, identidade, habitus científico, funcionamento, colaboração e/ou produção científica dos grupos de pesquisa. Conclui-se que pesquisas futuras podem privilegiar a magnitude dos grupos de pesquisa em educação matemática no Brasil.

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Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Paraíba, Brasil.

Leandro Londero da Silva , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) da Unesp, campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, São José do Rio Preto (SP), Brasil.

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

Alves, C. A., & Silva , L. L. da. (2023). Grupos de pesquisa em educação matemática como objeto de estudo: Uma visão do estado da arte. Cadernos De Pesquisa, 53, e09694. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9694

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho