Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal

Autores

  • Rui Santiago Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior da Universidade de Aveiro – Portugal
  • Teresa Carvalho Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior da Universidade de Aveiro – Portugal

Palavras-chave:

Produção Técnico-Científica, Ensino Superior, Conhecimentos, Profissionalização

Resumo

O propósito principal deste artigo é analisar como os acadêmicos portugueses estão lidando com as novas condições de produção de conhecimento científico ligadas à emergência da sociedade/economia do conhecimento e à crescente mercantilização e "managerização" da educação superior. Os desafios profissionais instituídos por essas novas condições podem erodir a autonomia e liberdade dos acadêmicos, construídas graças ao conhecimento científico e à colegialidade. De acordo com os resultados de uma pesquisa internacional na qual se apóia a componente empírica deste artigo, a maioria dos acadêmicos ouvidos continua vinculada aos princípios humboldtianos/mertonianos de produção do conhecimento, como base de referência do profissionalismo acadêmico. Contudo, os acadêmicos assumiram, igualmente, posições híbridas em relação à categorização epistemológica da pesquisa científica, à articulação entre a pesquisa e ensino e à filiação disciplinar, departamental e institucional.

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Biografia do Autor

Rui Santiago, Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior da Universidade de Aveiro – Portugal

Teresa Carvalho, Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior da Universidade de Aveiro – Portugal

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Publicado

31-08-2011

Como Citar

Santiago, R., & Carvalho, T. (2011). Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 402–426. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96

Edição

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