Investimentos autofinanciáveis em educação

Autores

  • João Batista F. Gomes Netto
  • Raimundo H. Leite
  • Ralph W. Harbison
  • Eric A. Hanushek

Palavras-chave:

Escola Básica, Investimento, Edurural, Nordeste

Resumo

Vários estudos têm mostrado a relação existente entre desenvolvimento econômico de um país e nível de escolaridade de sua população. Países com sistema educacional eficiente e de boa qualidade formam indivíduos qualificados para integrar o mercado de trabalho com melhor produtividade. Em sistemas educacionais ineficientes, como é o caso do brasileiro, o investimento se justifica não somente pelo seu retorno econômico, como também pela melhoria de sua eficiência, o que produz, quase certamente, um retorno financeiro devido à economia obtida com essa melhoria. Os resultados aqui obtidos o confirmam.Investimentos em livro escolar, em material didático e nas condições físicas das escolas - insumos educacionais que visam a melhorar a aprendizagem dos alunos e, desta forma, estabelecer um ensino de melhor qualidade - também aumentam a eficiência do sistema, através da melhoria do fluxo dos alunos. Essa melhoria do fluxo diminui o custo para se obter um aluno formado, devido a um menor desperdício do sistema. A redução de custo mostrou-se maior que o investimento feito.

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Biografia do Autor

João Batista F. Gomes Netto

Raimundo H. Leite

Ralph W. Harbison

Eric A. Hanushek

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Publicado

31-03-1995

Como Citar

Gomes Netto, J. B. F., Leite, R. H., Harbison, R. W., & Hanushek, E. A. (1995). Investimentos autofinanciáveis em educação. Cadernos De Pesquisa, (85), 11–25. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/947

Edição

Seção

Artigos