Formação de professores das séries iniciais

Autores

  • Rose Neubauer da Silva
  • Cláudia Davis

Palavras-chave:

Professores, Ensino de 1º Grau, Formação de Professores, Didática

Resumo

Esta revisão da produção brasileira e latino-americana sobre formação de professores para as séries do ensino, em torno de três eixos - o perfil do professor, quem o forma, como é formado -, aponta para a necessidade de revisão das estruturas institucionais que alicerçam a formação docente. Levando em conta o quadro atual das políticas públicas no continente latino-americano, sugere-se que o papel do professor venha a sofrer certas transformações radicais. Mantendo-se as funções atuais de guia estruturante do processo ensino-aprendizagem, orientador do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de agente integrador escola/comunidade, aponta-se para a urgência de um professor criativo, calibrador da pertinência cultural da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Neubauer da Silva

Cláudia Davis

Downloads

Publicado

30-11-1993

Como Citar

Silva, R. N. da, & Davis, C. (1993). Formação de professores das séries iniciais. Cadernos De Pesquisa, (87), 31–44. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/925

Edição

Seção

Artigos