Conhecimento físico nas primeiras séries do 1º grau: o problema do submarino

Autores

  • Maria Elisa Rezende Gonçalves USP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Resumo

No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Rezende Gonçalves, USP

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP

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Publicado

31-08-1994

Como Citar

Gonçalves, M. E. R., & Carvalho, A. M. P. de. (1994). Conhecimento físico nas primeiras séries do 1º grau: o problema do submarino. Cadernos De Pesquisa, (90), 72–80. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/894

Edição

Seção

Relatos de experiência