Conhecimento físico nas primeiras séries do 1º grau: o problema do submarino
Resumo
No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).