A família do ponto de vista psicológico: lugar seguro para crescer?
Palavras-chave:
Conceito de Família, Psicologia, Terapia FamiliarResumo
Inicialmente, o texto apresenta uma discussão a respeito do conceito genérico de família no senso comum e no campo científico. Procura situar a família na área da Terapia Familiar, utilizando o referencial sistêmico com uma visão construtivista/construcionista e realizar uma análise das transformações que a família tem apresentado a partir das mudanças contextuais. Usa como eixo norteador para esse fim universal como: ciclo vital, etnicidade, cultura, gênero e nível sócio-econômico. Conclui ressaltando a peculiaridade dos padrões internacionais da família de cada um e alertando o terapeuta para a necessidade da construção conjunta de alternativas diante dos problemas que ela própria não conseguiu superar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).