Currículo: tensões e alternativas

Autores

  • Alícia Bonamino PUC - RJ
  • Zaia Brandão PUC - RJ

Palavras-chave:

Currículos, Núcleo Curricular Básico

Resumo

Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese.

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Biografia do Autor

Alícia Bonamino, PUC - RJ

Zaia Brandão, PUC - RJ

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Publicado

28-02-1995

Como Citar

Bonamino, A., & Brandão, Z. (1995). Currículo: tensões e alternativas. Cadernos De Pesquisa, (92), 16–25. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855

Edição

Seção

Artigos