Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores
Palavras-chave:
Formação de Professores, Currículos, 1º GrauResumo
A formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).