Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira

Autores

  • Marlos B. Mendes da Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Modernidade, Modernização, Institucional idade Educacional, Direito Civil

Resumo

Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.

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Biografia do Autor

Marlos B. Mendes da Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

31-08-1995

Como Citar

Rocha, M. B. M. da. (1995). Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira. Cadernos De Pesquisa, (94), 34–42. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836

Edição

Seção

Artigos