Prioridade ao ensino básico e pauperização docente

Autores

  • Vanilda Paiva UFRJ
  • Célia Junqueira UFRJ
  • Leonardo Muls

Palavras-chave:

Professores, Política Salarial, Pauperização, Ensino Fundamental

Resumo

Estudo realizado sobre os salários dos docentes da rede municipal do Rio de Janeiro no período de 1979 a maio de 1996 e entrevistas feitas com professores, alunos e pais em escolas da rede pública desse município demonstra a forte contradição entre o discurso em favor da educação, com destaque para o ensino básico, e o empobrecimento dos professores de 1o. grau, com efeitos sobre as possibilidades de o professor atuar como figura de identificação, facilitando a aprendizagem. A reconstituição da remuneração mensal desses docentes permite constatar uma perda salarial mais severa entre os professores com maior nível de escolaridade e maior experiência quando comparamos aos docentes em início de carreira. A dramaticidade da situação, contudo, só pode ser percebida no cotidiano das escolas, como explicitam as citações do final do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilda Paiva, UFRJ

Célia Junqueira, UFRJ

Leonardo Muls

Downloads

Publicado

31-03-1997

Como Citar

Paiva, V., Junqueira, C., & Muls, L. (1997). Prioridade ao ensino básico e pauperização docente. Cadernos De Pesquisa, (100), 109–119. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/771

Edição

Seção

Artigos