Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil

Autores

  • Claudia Leme Ferreira Davis Fundação Carlos Chagas
  • Marina Muniz Rossa Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Patrícia C. Albieri de Almeida Fundação Carlos Chagas
  • Ana Paula Ferreira da Silva Fundação Carlos Chagas
  • Juliana Cedro de Souza Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Educação Continuada, Formação de Professores, Processo de Políticas Educacionais

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar como se dá a formação continuada de professores em diferentes estados e municípios brasileiros. A coleta de dados incluiu entrevistas com pessoas envolvidas na formação continuada, em dezenove secretarias municipais e estaduais de educação de diferentes regiões do país. Os resultados mostraram a presença de ações orientadas basicamente para as séries iniciais do ensino fundamental, privilegiando as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Duas perspectivas foram encontradas: a individualizada, que busca valorizar o próprio professor, sanando suas dificuldades de formação, e a colaborativa, que se centra em atividades realizadas predominantemente nas escolas, com ênfase no trabalho partilhado. Grande parte dessas secretarias considera que modalidades de formação mais duradouras e sistemáticas são mais produtivas, porque levam os docentes a modificar sua prática pedagógica. Há marcada dificuldade em avaliar e acompanhar a aprendizagem dos docentes ao término de sua participação nas ações de formação continuada. No momento atual, o estudo aponta a importância de as secretarias implementarem, simultaneamente, modalidades voltadas para o professor e para a escola, além de elaborar políticas educacionais internamente mais bem articuladas e mais harmônicas com as demais políticas voltadas para o magistério. Essas parecem ser as melhores alternativas para atualizar os conhecimentos e habilidades necessários para os docentes se aprimorarem em sua profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas

Marina Muniz Rossa Nunes, Fundação Carlos Chagas

Patrícia C. Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas

Ana Paula Ferreira da Silva, Fundação Carlos Chagas

Juliana Cedro de Souza, Fundação Carlos Chagas

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Davis, C. L. F., Nunes, M. M. R., Almeida, P. C. A. de, Silva, A. P. F. da, & Souza, J. C. de. (2011). Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 826–849. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/77

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)