Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?

Autores

  • Ana Canen PUC - Rio

Palavras-chave:

Competência Pedagógica, Educação Multicultural, Perspectiva Intercultural Crítica, Formação de Professores

Resumo

O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Canen, PUC - Rio

Downloads

Publicado

30-11-1998

Como Citar

Canen, A. (1998). Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?. Cadernos De Pesquisa, (102), 89–107. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741

Edição

Seção

Outros Temas