Recontando histórias: vozes e silêncios de meninos de rua

Autores

  • Mary Júlia Martins Dietzsch FE - USP

Palavras-chave:

Crianças Marginalizadas, Leitura, Projeto Lendo na Praça

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre o projeto Lendo na Praça, trabalho realizado em 1996 com meninos/meninas que vivem nas ruas de São Paulo, a partir de iniciativa da COGESP, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Com o objetivo de possibilitar a essas crianças o acesso à palavra escrita, um ônibus foi transformado em espaço para leitura e colocado em uma praça no centro da cidade. As cenas, os eventos e as falas que aconteciam no dia-a-dia do ônibus foram registradas por cinco "mediadores de leitura", preparados para acompanhar os meninos/meninas em suas aproximações com a leitura e com o texto da narrativa que vão construindo pelas esquinas da cidade. Esses registros foram discutidos e analisados a partir de uma visão dialógica de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Júlia Martins Dietzsch, FE - USP

Downloads

Publicado

31-07-1998

Como Citar

Dietzsch, M. J. M. (1998). Recontando histórias: vozes e silêncios de meninos de rua. Cadernos De Pesquisa, (104), 122–143. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/721

Edição

Seção

Outros Temas