As escolas privadas bilíngues e a qualificação docente

Autores

Palavras-chave:

Educação Bilíngue , Educação Infantil , Escola Privada , Trabalho Docente

Resumo

Em meio às tendências da rede privada de ensino no Brasil de atender à demanda das elites, o artigo discute a oferta de bilinguismo na educação infantil, analisando a qualificação exigida dos professores à luz das discussões sobre a estratificação horizontal do sistema de ensino superior brasileiro e seus efeitos para os cursos de Pedagogia. Foram realizadas entrevistas com representantes de cinco estabelecimentos em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro. Titulações, comprovação de proficiência, fluência “nativa” e habilidades práticas são requisitos básicos da qualificação docente para atuar com crianças de 0 a 5 anos. Evidencia-se que a tendência ao bilinguismo nas escolas privadas agrava as desigualdades de oportunidades entre os docentes.

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Biografia do Autor

Thais Arantes Padinha, Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestre em Gestão Empresarial (EBAPE/FGV), especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Bacharel em Turismo (UFF). 

Marisol Rodriguez Goia, Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Antropologia Urbana (Universitat Rovira i Virgili - Catalunha/Espanha), Mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e Graduada em Ciências Sociais (UFRJ).

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Publicado

10-05-2021

Como Citar

Padinha, T. A., & Goia, M. R. (2021). As escolas privadas bilíngues e a qualificação docente. Cadernos De Pesquisa, 51, e07113. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7113

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente