A vulnerabilidade do professor diante dos desafios da educação ambiental

Autores

Palavras-chave:

Bioética, Cidadania, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

Objetivou-se caracterizar o papel do educador de ensino básico diante dos desafios da educação ambiental. A concepção e representação, acessadas por meio de questionário, constataram o envolvimento pessoal e profissional com a educação ambiental contrastante a uma inexpressiva participação em projetos. A análise apontou os obstáculos enfrentados que compreendem a urgência do tema, mas demonstra dificuldade para colocá-lo em prática principalmente em virtude da falta de capacitação, apoio das instituições e envolvimento da coletividade escolar. Levantou-se a pluralidade de fatores que colocam o educador ambiental em uma posição de vulnerabilidade e propôs-se a bioética ambiental como agregadora de diversos saberes na tentativa de mediar idoneamente esses desafios.

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Biografia do Autor

Robiram José dos Santos-Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba (PR), Brasil.

Licenciado em Ciêncis Biológicas, Especialista em Educação ambiental, Mestre em Bioética, Professor do Ensino básico

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba (PR), Brasil.

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em ĺEcologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Santos-Junior, R. J. dos, & Fischer, M. L. (2020). A vulnerabilidade do professor diante dos desafios da educação ambiental. Cadernos De Pesquisa, 50(178), 1022–1040. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7037

Edição

Seção

Artigos