Existe diferença de qualidade entre as modalidades presencial e a distância?

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Qualidade do Ensino, Ensino a Distância, Desigualdade Social

Resumo

Nos últimos anos, a expansão da educação superior brasileira tem se baseado na modalidade a distância, especialmente em instituições privadas com fins de lucro. Como estudantes de educação a distância (EaD) pertencem, em geral, a grupos de menor nível socioeconômico, analisar essa modalidade é fundamental para avaliar a equidade do sistema. Assim, neste artigo, utilizando a base de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), buscou-se verificar se existem diferenças de desempenho entre as modalidades presencial e a distância. Por meio de dedução lógica entre teoria de eficácia escolar e comparações sobre médias do Enade, procurou-se demonstrar que cursos presenciais tendem a propiciar melhores condições de aprendizagem. Em um contexto de acesso e perfil desigual, é possível deduzir que a expansão da EaD está reforçando a iniquidade do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS), Brasil

Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto, Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) que elaborou o SINAES. Atuou como consultor da UNESCO, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do MEC no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação superior. Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

Referências

Allen, I. E., & Seaman, J. (2013). Changing course: Ten years of tracking online education in the United States. Babson Survey Research Group; Sloan Consortium; Pearson. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ ED541571.pdf

Allen, M., Bourhis, J., Burrell, N. A., & Mabry, E. (2002). Comparing student satisfaction with distance education to traditional classrooms in higher education: A meta-analysis. The American Journal of Distance Education, 16(2), 83-97.

Anderson, G., Benjamin, D., & Fuss, M. A. (1994). The determinants of success in university introductory economics courses. The Journal of Economic Education, 25(2), 99-119.

Aragon, S. R., Johnson, S. D., & Shaik, N. (2002). The influence of learning style preferences on student success in online versus face-to-face environments. The American Journal of Distance Education, 16(4), 227-243.

Banco Mundial. (2017). Um ajuste justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil: vol.1. Síntese. Banco Mundial. http://documents1.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED- -PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf

Beekhoven, S., De Jong, U., & Van Hout, H. (2003). Different courses, different students, same results? An examination of differences in study progress of students in different courses. Higher Education, 46(1), 37-59.

Bertolin, J. C. G. (2009). Qualidade em educação superior: Da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitual. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 14(1), 127-149.

Bertolin, J. C. G., Amaral, A., & Almeida, L. (2019). Os cursos de graduação podem compensar a falta de capital cultural e background de estudantes? Educação e Pesquisa, 45, 1-18.

Bertolin, J. C. G., & Marcon, T. (2014). O (des)entendimento de qualidade na educação superior brasileira: Das quimeras do provão e do Enade à realidade do capital cultural dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(1), 105-122.

Betts, J. R., & Morell, D. (1999). The determinants of undergraduate grade point average: The relative importance of family background, high school resources, and peer group effects. Journal of Human Resources, 34(2), 268-293.

Bielschowsky, C. E. (2018). Qualidade na educação superior a distância no Brasil: Onde estamos, para onde vamos? EaD em Foco, 8(1), e709.

Bolton, D. L., Smidt, E., & Li, R. (2019). Assessing the quality of distance education at a university. In E. Smidt, & R. Li (Eds.). Ensuring quality and integrity in online learning programs (pp. 149-177). IGI Global.

Bourdieu, P. (1966). L’inégalité sociale devant l’école et devant la culture. Revue Française de Sociologie, (3), 325-347.

Cohn, E., Cohn, S., Balch, D. C., & Bradley, J., Jr. (2004). Determinants of undergraduate GPAs: SAT scores, high-school GPA and high-school rank. Economics of Education Review, 23(6), 577-586.

Coleman, J. S., Campbell, E. Q., Hobson, C. J., Mcpartland, J., Mood, A. M., Weinfeld, F. D., & York, R. L. (1966). Equality of educational opportunity. US Government Printing Office.

Corbucci, P. R. (2014). Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil (Texto para Discussão, 1950). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Costin, C. (2019, 19 maio). Professores do Brasil. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ claudia-costin/2019/05/professores-do-brasil.shtml?loggedpaywall

Dean Nielsen, H. (1997). Quality assessment and quality assurance in distance teacher education. Distance Education, 18(2), 284-317.

Department of Education. (2010). Education Statistics in South Africa. 2008. Department of Education. https://www.dhet.gov.za/PSET%20Statistics/DoE%20Stats%20at%20a%20Glance%202008.pdf

Department of Education and Science. (1967). Children and their primary schools: a report of the Central Advisory Council for Education (England) (Vol. I: The Report). Her Majesty’s Stationery Office.

Figueiredo, M. A., Amaral, R. C. B. M., & Ropoli, E. A. (2017). Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial. In Anais do 23 Congresso Iternacional ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu: Abed. http://www.abed.org.br/ congresso2017/trabalhos/pdf/438.pdf

Gatti, B. A., Barretto, E. S. de S., André, M. E. D. A. de, & Almeida, P. C. A. de (2019). Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Unesco.

Harvey, L., & Green, D. (1993). Defining quality. Assessment & Evaluation in Higher Education, 18(1), 9-26.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 39).

Lephalala, M. M. K., & Makoe, M. (2012). The impact of socio-cultural issues for African students in the South African distance education context. International Journal of E-Learning & Distance Education, 26(1). http://www.ijede.ca/index.php/jde/article/download/759/1320?inline=1

Macgilchrist, B., Reed, J., & Myers, K. (2004). The intelligent school. Sage.

Mccowan, T., & Bertolin, J. C. G. (2020). Inequalities in higher education access and completion in Brazil. UNRISD.

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2004). SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Da concepção à regulamentação (2a ed.). Inep.

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Microdados. http://inep.gov.br/web/guest/microdados.

Mortimore, P. (1997). Can effective schools compensate for society? In A. H. Halsey, H. Lauder, P. Brown, & A. Stuart-Wells. Education: Culture, economy and society. Oxford University Press.

Orden Hoz, A. de la, Asensio, I., Carballo, R., Fernández Díaz, M. J., Fuentes, A., García Ramos, J. M., Guardia, S., & Navarro, M. (1997). Desarrollo y validación de un modelo de calidad universitaria como base para su evaluación. Relieve – Revista ELectrónica de Investigación y EValuación Educativa, 3(1), 1-19.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. (2002). Open and distance learning: Trends, policy and strategy considerations. Division of Higher Education.

Park, K. H. & Kerr, P. M. (1990). Determinants of academic performance: A multinomial logit approach. The Journal of Economic Education, 21(2), 101-111.

Pinho, A. (2019, 14 outubro). Em 1 ano, ensino a distância rouba 120 mil alunos de cursos presenciais. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/em-1-ano-ensino-a-distancia-rouba-120- mil-alunos-de-cursos-presenciais.shtml

Reynolds, D., Teddlie, C., Creemers, B., Scheerens, J., & Townsend, T. (2002). An introduction to school effectiveness research. In D. Reynolds, & C. Teddlie. The international handbook of school effectiveness research (pp. 17-39). Routledge.

Sammons, P., Hillman, J., & Mortimore, P. (1995). Key characteristics of effective schools: A review of school effectiveness research. Institute of Education, University of London.

Simonson, M., Smaldino, S., & Zvacek, S. M. (2019). Teaching and learning at a distance: Foundations of distance education (7a ed.). IAP.

Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. (2019). Mapa do ensino superior no Brasil, 2019. https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior-no-brasil-2019/

Smith, J., & Naylor, R. (2001). Determinants of degree performance in UK universities: A statistical analysis of the 1993 student cohort. Oxford Bulletin of Economics and Statistics, 63(1), 29-60.

Subotzky, G., & Prinsloo, P. (2011). Turning the tide: A socio-critical model and framework for improving student success in open distance learning at the University of South Africa. Distance Education, 32(2), 177-193.

Summers, A. A. (1981). School social systems and student achievement: Schools can make a difference. [Resenha do livro School social systems and student achievement: Schools can make a difference, de Wilbur Brookover, Charles Beady, Patricia Flood, John Schweitzer, & Joe Wisenbaker]. Economics of Education Review, 1(3), 397-400.

Todos pela Educação. (2019a). Anuário brasileiro da educação básica 2019. Moderna. https://www. todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf

Todos pela Educação. (2019b). Formação inicial de professores no Brasil. Todos Pela Educação. https://www. todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/317.pdf?1619510590

Vroeijenstijn, T. I. (1991). External quality assessment: Servant of two masters? In Conference on Quality Assurance in Higher Education. Hong Kong: HKCAA.

Ziguras, C. (2018). Will global online higher education ever take off? University World News. https://www. universityworldnews.com/post.php?story=20180116150633478

Downloads

Publicado

28-05-2021

Como Citar

Bertolin, J. C. G. (2021). Existe diferença de qualidade entre as modalidades presencial e a distância? . Cadernos De Pesquisa, 51, e06958. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6958

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho