Abandono docente na América Latina: revisão da literatura
Palavras-chave:
Profissão Docente, Recrutamento, Carreira, Relações de TrabalhoResumo
A quantidade de docentes que decidem abandonar a sala de aula antes de cumprir cinco anos de experiência é uma preocupação crescente no nível internacional. Para contribuir com a discussão, este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura produzida na América Latina em torno do tema. Foca-se, por meio das pesquisas realizadas nesse contexto geográfico específico, nas razões apontadas pelos/as docentes para abandonar a sala de aula. Em nossas conclusões, vemos o encontro com a vida escolar como a razão principal para deixar o exercício da profissão e, por isso, apontamos para o conceito de alfabetização micropolítica como uma maneira de abordar o fenômeno estudado.
Downloads
Referências
ÁVALOS, Beatrice; VALENZUELA, Juan Pablo. Education for all and attrition/retention of new teachers: a trajectory study in Chile. International Journal of Educational Development, v. 49, p. 279-290, 2016. Disponible en: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0738059316300347. Acceso el: 18 jul. 2019.
BARBER, Michael; MOURSHED, Mona. How the world’s best-performing school systems come out on top. New Jersey: McKinsey Company, 2007.
BLASE, Joseph; ANDERSON, Gary. The micropolitics of educational leadership: from control to empowerment. New York: Teachers College Press, 1995. Disponible en: http://eric.ed.gov/?id=ED391252. Acceso el: 15 jun. 2016.
BUZZETTI, Marcela. Validación del Maslach Burnout Inventory (MBI), en dirigentes del Colegio de Profesores A. G. de Chile. 2015. Memoria (Grado en Psicología) – Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Chile, Santiago, Chile, 2005. Disponible en: http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/137677. Acceso el: 18 jul. 2019.
CASSETTARI, Nathalia; DE FÁTIMA SCALDELAI, Valdelice; FRUTUOSO, Patrícia Cristina. Exoneração a pedido de professores: estudo em duas redes municipais paulistas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 909-927, jul./set. 2014. https:/doi.org/10.1590/ES0101-73302014096069
CLANDININ, Jean; DOWNEY, Aiden; SCHAEFER, Lee. Narrative conceptions of knowledge: towards understanding teacher attrition. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2014. Disponible en: https://books.google.ca/ books?id=oeO8BQAAQBAJ. Acceso el: 18 jul. 2019.
CORNEJO, José. Implementación y desarrollo de una experiencia de apoyo a la iniciación docente de profesores en Chile. In: MARCELO, Carlos (ed.). Profesores principiantes e inserción a la docencia. Barcelona: Octaedro, 2009. p. 99-154.
DEMIRKASIMOGLU, Nihan. The role of abusive supervision in predicting teachers’ withdrawal and revenge responses: el papel de la supervisión abusiva en la predicción de las respuestas de venganza y abandono de los docentes. Cultura y Educación, v. 30, n. 4, p. 693-729, dec. 2018. https://doi.org/10.1080/11356405.2018.1519904
FAVATTO, Naline; BOTH, Jorge. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 127-134, 2019. Disponible en: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0101328917302652. Acceso el: 18 jul. 2019.
FRAGA, Alex; DESSBESELL, Giliane; DE CÉSARO, Humberto. “Educación física”: um filme chileno sobre a estética do abandono. Movimento: Revista de Educação Física, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 847-852, jul./set. 2015. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115341503021.pdf. Acceso el: 18 jul. 2019.
FREEDMAN, Sarah; APPLEMAN, Deborah. “In it for the long haul”: how teacher education can contribute to teacher retention in high-poverty, urban schools. Journal of Teacher Education, Michigan, v. 60, n. 3, p. 323-337, 2009. https://doi.org/10.1177/0022487109336181
GAETE, Alfredo; CASTRO, María; PINO, Felipe; MANSILLA, Diego. Abandono de la profesión docente en Chile: motivos para irse del aula y condiciones para volver. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 43, n. 1, p. 123-138, 2017. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000100008
GALLANT, Andrea; RILEY, Philip. Early career teacher attrition in Australia: inconvenient truths about new public management. Teachers and Teaching, v. 23, n. 8, p. 896-913, 2017. http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2017.1358707
GOMES, Valdete; NUNES, Célia; PADUA, Karla. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 255, p. 277-296, maio/ago. 2019. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000200277&lng=en&nrm=iso. Acceso el: 1 feb. 2020. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4146
GONZALEZ, Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo; RISTOW, Renato; GLITZ, Ana. O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia, Ensenada, v. 15, n. 2, p. 1-16, dez. 2013. Disponible en: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231425612013000200002&lng=es&nrm=iso. Acceso el: 19 jul. 2019.
GONZÁLEZ, Mary. La deserción docente a la luz de las políticas públicas de Chile. Entramados: Educación y Sociedad, v. 5, p. 91-96, 2018. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6732498. Acceso el: 19 jul. 2019.
INGERSOLL, Richard; SMITH, Thomas. The wrong solution to the teacher shortage. Educational Leadership, v. 60, n. 8, p. 30-33, 2003. Disponible en: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.182.106&rep=rep1&type=pdf. Acceso el: 19 jul. 2019.
INGVARSON, Lawrence. Professional certification: promoting and recognising successful teaching practices: SUSTAINING TEACHERS’ PROFESSIONAL GROWTH CAMBRIDGE SEMINAR 2013, Cambridge. Anais [...] Cambridge: University of Cambridge, 2013.
INOSTROZA, Gloria; TAGLE, Tania; JARA, Enriqueta. Formación de mentores de profesores principiantes de educación básica. Docencia, Temuco, v. 33, p. 57-63, 2007.
KARSENTI, Thierry; COLLIN, Simon. Why are new teachers leaving the profession? Results of a Canada-Wide Survey. Education, v. 3, n. 3, p. 141-149, 2013. Disponible en: http://article.sapub.org/10.5923.j.edu.20130303.01.html. Acceso el: 13 dic. 2018.
KELCHTERMANS, Geert. Who I am in how I teach is the message: self–understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 257-272, 2009. Disponible en: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13540600902875332. Acceso el: 18 jul. 2019.
KELCHTERMANS, Geert. “Should I stay or should I go?”: unpacking teacher attrition/retention as an educational issue. Teachers and Teaching, [s. l.], v. 23, n. 8, p. 961-977, 2017. Disponible en: https://doi.org/10.1080/13540602.2017.1379793. Acceso el: 18 jul. 2019.
KELCHTERMANS, Geert. Early career teachers and their need for support: thinking again. In: SULLIVAN, Anna; JOHNSON, Bruce; SIMONS, Michele (ed.). Retaining the next generation of teachers: problems and possibilities. Singapore: Springer, 2019. p. 83-98.
KELCHTERMANS, Geert; BALLET, Katrijn. The micropolitics of teacher induction: a narrative-biographical study on teacher socialisation. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 105-120, 2002. Disponible en: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X01000531. Acceso el: 18 jul. 2019.
KELCHTERMANS, Geert; HAMILTON, Mary Lynn. The dialectics of passion and theory: exploring the relation between self- -study and emotion. In: International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. [s.l.]: Springer, 2004. p. 785-810.
KELCHTERMANS, Geert; VANASSCHE, Eline. Micropolitics in the education of teachers: power, negotiation, and professional development. In: CLANDININ, Jean; HUSU, Jukka (ed.). The SAGE Handbook of Research on Teacher Education. London: SAGE, 2017. p. 441-456.
LAPO, Flavinês; BUENO, Belmira. O abandono do magistério: vínculos e rupturas com trabalho docente. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 243-276, 2002. Disponible en: http://www.journals.usp.br/psicousp/article/view/53510. Acceso el: 19 jul. 2019.
LAPO, Flavinês; BUENO, Belmira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 118, p. 65-88, mar. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004
LÓPEZ-CATALÁN, Iván. Retiro temprano de profesores del sistema educativo de Chile. 2015. Disertación (Magíster en Economía) – Universidad de Chile, Santiago, 2015. Disponible en: http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/137123. Acceso el: 18 jul. 2019.
LORTIE, Dan. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: University of Chicago Press, 1975.
MASON, Shannon; MATAS, Cristina. Teacher attrition and retention research in Australia: towards a new theoretical framework. Australian Journal of Teacher Education, v. 40, n. 11, p. 45-66, Nov. 2015. http://dx.doi.org/10.14221/ajte.2015v40n11.3
NEWBERRY, Melissa; ALLSOP, Yvonne. Teacher attrition in the USA: the relational elements in a Utah case study. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 23, n. 8, p. 863-880, July 2017. https://doi.org/10.1080/13540602.2017.1358705
OLSEN, Brad; ANDERSON, Lauren. Courses of action: a qualitative investigation into urban teacher retention and career development. Urban Education, v. 42, n. 1, p. 5-29, 2007. https://doi.org/10.1177/0042085906293923
ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICOS – OCDE. Teachers matter: attracting, developing and retaining effective teachers. París: OCDE, 2005.
ORTÚZAR, Soledad; FLORES, Carolina; MILESI, Carolina; COX, Cristian. Aspectos de la formación inicial docente y su influencia en el rendimiento académico de los alumnos. In: IRARRÁZABAL, Ignacio et al. (ed.). Camino al bicentenario, propuestas para Chile. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2009. p. 155-186.
PEREIRA, Edmilson; OLIVEIRA, Dalila. Retenção e rotatividade docente nas redes municipais de ensino no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 734-749, 2018.
PICH, Santiago; SCHAEFFER, Pedro; CARVALHO, Lucas. O caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolar. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 3, p. 631-644, 2013. Disponible en: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/7269. Acceso el: 12 sept. 2018.
ROTS, Isabel; KELCHTERMANS, Geert; AELTERMAN, Antonia. Learning ( not ) to become a teacher : a qualitative analysis of the job entrance issue. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 1-10, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2011.08.008. Acceso el: 18 jul. 2019.
SALGADO LABRA, Isabel; SILVA-PEÑA, Ilich. Desarrollo Profesional Docente en el contexto de una experiencia de Investigación-Acción. Paradigma, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 63-74, 2009.
SANTELICES, María; VALENZUELA, Francisco. Importancia de las características del profesor y de la escuela en la calidad docente: una aproximación desde la Teoría de Respuesta del Ítem. Estudios Pedagógicos, v. 41, n. 2, p. 233-254, 2015. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-07052015000200014&script=sci_arttext&tlng=en. Acceso el: 18 jul. 2019.
SASS, Daniel Allen; FLORES, Belinda Bustos; CLAEYS, Lorena; PEREZ, Bertha. Identifying personal and contextual factors that contribute to attrition rates for Texas public school teachers. Education Policy Analysis Archives, v. 20, p. 1-26, 2012. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275022797015.pdf. Acceso el: 18 jul. 2019.
SCHAEFER, Lee; LONG, Julie S.; CLANDININ, D. Jean. Questioning the research on early career teacher attrition and retention. Alberta Journal of Educational Research, v. 58, n. 1, p. 106-121, 2012. Disponible en: http://ajer.journalhosting.ucalgary.ca/index.php/ajer/article/view/980. Acceso el: 18 jul. 2019.
SILVA-PEÑA, Ilich. Condiciones y contextos en torno al Desarrollo Profesional Docente producido a través de la Investigación-Acción. 2007. [s. l.]: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2007.
SILVA-PEÑA, Ilich; KELCHTERMANS, Geert; VALENZUELA, Jorge; PRECHT, Andrea; MUÑOZ, Carla; GONZÁLEZ-GARCÍA, Gustavo. Alfabetización Micropolítica: un desafío para la formación inicial docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, e0190331, 2019. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100704&lng=en&nrm=iso. Acceso el: 15 mayo 2020.
SMITH, Kari; ULVIK, Marit. Leaving teaching: lack of resilience or sign of agency? Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 23, n. 8, p. 928-945, Aug. 2017. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13540602.2017.1358706. Acceso el: 18 jul. 2019.
SOUTO, Romélia. Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 1077-1092, 2016. Disponible en: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12566. Acceso el: 18 jul. 2019.
YINON, Hayuta; ORLAND-BARAK, Lily. Career stories of israeli teachers who left teaching: a salutogenic view of teacher attrition. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 23, n. 8, p. 914-927, Aug. 2017. https://doi.org/10.1080/13540602.2017.1361398
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).