Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia

Autores

  • Arlêude Bortolozzi UNICAMP
  • Archimedes Perez Filho UNICAMP

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Geografia, Interdisciplinaridade, Cidadania

Resumo

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

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Biografia do Autor

Arlêude Bortolozzi, UNICAMP

Archimedes Perez Filho, UNICAMP

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Bortolozzi, A., & Perez Filho, A. (2000). Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia. Cadernos De Pesquisa, (109), 145–171. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/658

Edição

Seção

Outros Temas