Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares

Autores

  • Ana Canen UFRJ

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Prática Docente, Cidadania, Multicultural

Resumo

O estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de “identidade nacional” e “pluralidade identitária” nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.

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Biografia do Autor

Ana Canen, UFRJ

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Publicado

30-12-2000

Como Citar

Canen, A. (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos De Pesquisa, (111), 135–149. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633

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