Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola

Autores

  • Solange Jobim e Souza Faculdade de Educação da UFRJ
  • Ana Elisabete Lopes PUC-Rio

Palavras-chave:

Escolas Municipais, Ensino Básico, Ensino de 1º Grau, Fotografias, Educação Especial

Resumo

Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2002

Como Citar

Souza, S. J. e, & Lopes, A. E. (2002). Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos De Pesquisa, (116), 61–80. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582

Edição

Seção

Tema em Destaque