Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças

Autores

  • Sonia Kramer Departamento de Educação da PUC-Rio

Palavras-chave:

Crianças, Infância, Pesquisa de Campo, Ética

Resumo

O texto analisa questões éticas enfrentadas na pesquisa com crianças de diferentes idades, grupos e contextos. Trata da concepção de infância subjacente às pesquisas em debate e analisa três questões. A primeira focaliza os nomes (verdadeiros ou fictícios) de crianças observadas ou entrevistadas e analisa se devem ou não ser explicitados na apresentação da pesquisa. A segunda discute a utilização de imagens de crianças - seus rostos - em especial a autorização do uso de imagens (em fotografias, vídeos ou filmes). A terceira trata das implicações ou do impacto social de resultados de trabalhos científicos e pergunta se é possível contribuir e devolver os achados, evitando que as crianças ou jovens sofram com as repercussões desse retorno, no interior das instituições educacionais que freqüentam e que foram estudadas na pesquisa. Tais questões emergiram na orientação de monografias, dissertações e teses.

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Biografia do Autor

Sonia Kramer, Departamento de Educação da PUC-Rio

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Publicado

31-07-2002

Como Citar

Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos De Pesquisa, (116), 41–59. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/556

Edição

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