Docência na universidade: professores inovadores na USP

Autores

  • Helena Coharik Chamlian Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

Professor Universitário, Formação de Professores, Universidade, Ensino-Pesquisa, Inovação Educativa

Resumo

O artigo trata de pesquisa realizada com um grupo de professores inovadores da Universidade de São Paulo tendo como objetivo procurar subsídios para a formação do professor universitário. Esses docentes foram entrevistados, solicitando que detalhassem melhor suas experiências inovadoras; explicassem as razões pelas quais haviam introduzido modificações em sua forma de trabalho; explicitassem as relações entre sua atividade de docência e de pesquisa, expressassem o papel que atribuíam ao ensino na universidade, bem como a forma pela qual sua trajetória acadêmica havia se cumprido até então. A diversidade de experiências relatadas e, ao mesmo tempo, a convergência de visões a respeito de suas funções de ensino e de pesquisa na universidade permitem-nos afirmar que, mais do que uma formação pedagógica específica, a sensibilização para as dificuldades do ensino e a valorização institucional dessa atividade consistiriam em grande avanço para a formação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Coharik Chamlian, Faculdade de Educação da USP

Downloads

Publicado

31-03-2003

Como Citar

Chamlian, H. C. (2003). Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos De Pesquisa, (118), 41–84. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/528

Edição

Seção

Tema em Destaque