Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!

Autores

  • Philippe Perrenoud Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra

Palavras-chave:

Avaliação de Estudantes, Teste Estandardizado

Resumo

O desenvolvimento e o caráter oficial das avaliações internacionais e de padrões nacionais de rendimento escolar favorecem a coexistência de uma dupla definição institucional de sucesso escolar. A definição habitual leva em conta o ensino efetivamente ministrado, adapta-se ao nível dos alunos e apresenta uma fidedignidade duvidosa. A segunda é mais objetiva, mas privilegia o que pode ser medido por testes padronizados: o cognitivo mais do que o socioafetivo, as capacidades e conhecimentos mais que as competências e a relação com o saber. As duas avaliações entram em conflito. As regulações necessárias poderiam levar a uma aproximação do ideal: considerar, na avaliação do sucesso escolar, todos os componentes do currículo prescrito e tão-somente eles.

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Biografia do Autor

Philippe Perrenoud, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra

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Publicado

31-07-2003

Como Citar

Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!. Cadernos De Pesquisa, (119), 09–27. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/513

Edição

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