Trabalho e estratégias formativas: um exemplo empírico

Autores

  • Vanilda Paiva Instituto de Estudos da Cultura e da Educação Continuada – Rio de Janeiro
  • Vera Calheiros Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giselia Potengy Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Qualificação Profissional, Sociologia do Trabalho

Resumo

Apoiado em pesquisas empíricas realizadas no Rio de Janeiro nos últimos anos, este relato focaliza profissionais considerados "potenciais ganhadores", "potenciais perdedores" e "ideológicos alternativos em processo de integração" no contexto das transformações ocorridas na estrutura produtiva e no mercado de trabalho dos últimos anos. Tem-se pesquisado segmento profissional e sua característica, no que diz respeito à microeletrônica e aos novos meios de comunicação (potenciais ganhadores), aos professores aposentados e profissionais que entraram em Planos de Demissão Voluntária (potenciais perdedores); e professores ativos, que complementam sua renda com atividades informais e pessoas ligadas a segmentos dedicados a diferentes práticas alternativas no processo de integração à nova era capitalista (terapeutas corporais, praticantes de "adivinhações" e de alimentação alternativa). O tratamento conjunto dos três grupos pretende oferecer uma visão ampla dos processos que os afetam e suas contradições, focalizando também as novas estratégias formadoras acionadas em meio à fragmentária qualificação nos anos mais recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilda Paiva, Instituto de Estudos da Cultura e da Educação Continuada – Rio de Janeiro

Vera Calheiros, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Giselia Potengy, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

30-11-2003

Como Citar

Paiva, V., Calheiros, V., & Potengy, G. (2003). Trabalho e estratégias formativas: um exemplo empírico. Cadernos De Pesquisa, (120), 111–128. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/505

Edição

Seção

Outros Temas