Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática

Autores

  • Claudia Davis Fundação Carlos Chagas
  • Marina M. R. Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Cesar A. A. Nunes Universidade Anhembi-Morumbi

Palavras-chave:

Processo Ensino-Aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Metacognição, Auto-Imagem

Resumo

Este artigo busca salientar a importância da metacognição para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos: a. uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento, tornando-as, assim, passíveis de ser compartilhadas; b. um estímulo ou motivação para pensar, de forma a alcançar decisões acertadas; c. a coragem para enfrentar situações novas; d. a transferência de estratégias e conhecimentos gerados em um dado contexto para outros. Um aspecto central na implementação de uma cultura do pensamento é desenvolver habilidades metacognitivas, pois é por meio delas que se torna possível a elaboração de conhecimentos e formas de pensar que assegurem maior possibilidade de sucesso e generalização, bem como a aquisição da autonomia na gestão da aprendizagem e na construção de uma auto-imagem de aprendiz competente. Exemplos de como implementar essa proposta são fornecidos, destacando como a organização do ensino torna os alunos sujeitos de sua própria aprendizagem.

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Biografia do Autor

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas

Marina M. R. Nunes, Fundação Carlos Chagas

Cesar A. A. Nunes, Universidade Anhembi-Morumbi

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Publicado

31-08-2005

Como Citar

Davis, C., Nunes, M. M. R., & Nunes, C. A. A. (2005). Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 205–230. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/442

Edição

Seção

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