O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes

Autores

  • Sílvia de Paula Gorzoni Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo – PMSBC-SP –, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
  • Claudia Leme Ferreira Davis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP –; Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Profissional, Competência, Habilidades

Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão teórica do conceito de profissionalidade docente. Para tanto, o presente artigo apresenta parte de um estudo de revisão integrativa sobre o tema, com trabalhos de autores internacionais. Também foram selecionados artigos das cinco revistas mais acessadas (segundo a base SciELO) da área de educação no período de 2006 a 2014. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente está associada a diversos aspectos, tais como: o conhecimento profissional específico; a expressão de maneira própria de ser e atuar como docente; o desenvolvimento de uma identidade profissional construída nas ações do professor e à luz das demandas sociais internas e externas à escola; a construção de competências e o desenvolvimento de habilidades próprias do ato de ensinar conquistadas durante a formação inicial e/ou continuada e também ao longo das experiências de trabalho do professor. Finalmente, observou-se a necessidade de se reportar ao termo “profissão”, cuja origem é sociológica e polissêmica, de difícil definição unívoca.

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Biografia do Autor

Sílvia de Paula Gorzoni, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo – PMSBC-SP –, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Gorzoni, S. de P., & Davis, C. L. F. (2017). O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1396–1413. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4311

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