Diferencial educacional entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família

Autores

  • Guilherme Quaresma Gonçalves Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar – da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Telma Maria Gonçalves Menicucci Departamento de Ciência Política – DCP – da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH – da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Ernesto F. L. Amaral Departamento de Sociologia da Universidade do Texas A&M, College Station, Austin, Texas, Estados Unidos

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Desigualdade Social, Brasil, Educação

Resumo

O Programa Bolsa Família – PBF – foi criado em 2003 com o intuito de reduzir a desigualdade e a extrema pobreza. Para tal, foi concebido como um sistema de transferência condicionada de renda: em troca de um valor mensal, a família se compromete a cumprir uma série de condicionalidades, entre elas, manter a criança frequentando regularmente a escola. O objetivo deste trabalho é observar possíveis consequências dessa condicionalidade para o resultado escolar, especificamente para a distorção idade-série dos alunos cujas famílias se autodeclararam beneficiárias do programa no Censo de 2010. Os resultados apontam que há diferenças positivas importantes entre crianças beneficiadas pelo PBF quando comparadas às não beneficiadas, especialmente dentre aquelas de 8 a 11 anos.

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Biografia do Autor

Guilherme Quaresma Gonçalves, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar – da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Gestão Pública pela UFMg. Mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Doutorando em demografia pelo Cedeplar/UFMG.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Gonçalves, G. Q., Menicucci, T. M. G., & Amaral, E. F. L. (2017). Diferencial educacional entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 770–795. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4297

Edição

Seção

Artigos