Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil

Autores

  • Kaizô Iwakami Beltrão Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3590-8057
  • Milena Piraccini Duchiade Associação Científica - SCIENCE, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4638-6319

Palavras-chave:

Material de Leitura, Dados Estatísticos, Meio Cultural, Consumo

Resumo

Foi ajustado um modelo linear generalizado à probabilidade de aquisição de material de leitura com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística – IBGE. As variáveis explicativas foram idade, sexo, anos de estudo, ser estudante, renda familiar, escolaridade da pessoa de referência e área geográfi ca. A variável dependente foi o evento da aquisição de diversos tipos de material de leitura. O principal achado foi a existência de descontinuidade nas probabilidades de aquisição de material de leitura como função dos anos de estudo: indivíduos com pelo menos um ano de curso superior se diferenciam dos demais. Outro fator importante é o acesso via existência de canais de comercialização. O efeito da existência de estudante na família parece ser restrito a livros didáticos. O estudo confi rma resultados observados por outros autores: diferenciais entre os sexos, mesmo controlando por nível socioeconômico, educação e idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaizô Iwakami Beltrão, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Demografia e Estatística

Milena Piraccini Duchiade, Associação Científica - SCIENCE, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Demografia

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA – ABEP. Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil/2015. Disponível em: <http://www.abep.org/Servicos/DownloadCodigoConduta.

aspx?id=11&p=cc>. Acesso em out. 2015.

BARBOSA FILHO, F. H.; PESSÔA, S. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 38, n. 1, p. 97-126, 2008.

BELTRÃO, K. I.; DUCHIADE, M. P. Nova renda, velhos hábitos: consumo de material de leitura nas famílias brasileiras – 2002-2009. Rio de Janeiro: SCIENCE, 2014.

BELTRÃO, K. I.; DUCHIADE, M. P. Quem lê no Brasil? Evidências da pesquisa de orçamento familiar do IBGE: relatório técnico 01/15. Rio de Janeiro: SCIENCE, 2015.

BRASIL. Decreto-Lei n. 93 de 21 de dezembro de 1937. Crêa o Instituto Nacional do Livro. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=103227>. Acesso em: 30 mar. 2015.

BRASIL. Decreto n. 7559 de 1° de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1029031/decreto-7559-11>. Acesso em: 30 mar. 2015.

CASTRO, J. A. de; VAZ, F. M. Gastos das famílias com educação. In: SILVEIRA, F. G. et al. (Org.). Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas, 2. Brasília: IPEA, 2007, p.77-104.

CONSEJO NACIONAL PARA LA CULTURA Y LAS ARTES. Encuesta Nacional de Lectura y Escritura, México: CONACULTA, 2015.

CONECTA. Hábitos de lectura y compra de libros en España 2012. Madrid: CONECTA/

Federacion de Gremios de Editores de España, 2013.

CRESPO, A.; REIS, M. C. O efeito-diploma no Brasil. Nota técnica. Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, Rio de Janeiro, n. 31. out. 2006.

DÉPARTEMENT DES ÉTUDES, DE LA PROSPECTIVE ET DES STATISTIQUES. La consommation de produits d’industries culturelles. Mise en perspective culturelle. Paris: Ministére de la Culture et de la Communication, 2006.

DINIZ, S. C.; MACHADO, A. F. Analysis of the consumption of artistic-cultural goods and

services in Brazil. Journal of Cultural Economics, v. 35, n. 1, p. 1–18, 2011.

DONNAT, O. Les pratiques culturelles des Français à l’ère numérique: éléments de synthèse

-2008. Culture études: Pratiques et Publics, n. 5, 2009.

DONATA F.; FRATESCHI, C. A discrete choice model of consumption of cultural goods: the case of music. Journal of Cultural Economics, v. 31, n. 3, p. 205–234, 2007.

ESCARDÍBUL, J.; VILLARROYA, A. Who buys newspapers in Spain? An analysis of the

determinants of the probability to buy newspapers and of the amount spent. International

Journal of Consumer Studies, v. 33, p. 64-67, 2009.

FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imesp, Instituto Pró-Livro, 2012.

HILL, K. Reading at risk: A survey of literary reading in America. Ontario, Canada: National

Endowment for the Arts, 2004. (Research Division Report n. 46).

HJORTH-ANDERSEN, C. A model of the Danish book market? Journal of Cultural Economics, v. 24, n. 1, p. 27-43, 2000.

HOYOS, Bernardo J.; SALINAS, Lenin M. Comportamento do leitor e acesso ao livro em países da Íbero-América – estudos pelo Cerlalc. In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imesp, Instituto Pró-Livro, 2012. p. 191-213.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de Informações básicas municipais: perfil dos municípios brasileiros 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010a.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condições de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2010b.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. CD ROM.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO; AÇÃO EDUCATIVA. Relatório INAF 2011: indicador de alfabetismo funcional: principais resultados. São Paulo: IPM, 2012.

KOVAC, M. Patterns and trends in European book production and consumption: some initial

observations. The Public, v. 11, n. 4, p. 21-36, 2004.

KOVA????, M.; SEBART, M. K. Books, reading and book usage in the European Union. Publishing Research Quarterly, v. 22, n. 2, p. 55-63, 2006.

LACROIX, C. Les dépenses de consommation des ménages en biens et services culturels et

télécommunications. Culture Chiffres: Pratiques et Publics, 2009.

LÉVY-GARBOUA, L.; MONTMARQUETTE, C. A microeconometric study of theatre demand. Journal of Cultural Economics, v. 20, n. 1, p. 25–50, 1996.

LOCKHEED, Marlaine. E.; PROKIC-BREUER, Tijana; SHADROVA, Anna. The experience of middle-income countries participating in PISA 2000-2015. Washington, D.C.: PISA, World Bank, Paris: OECD, 2015.

LÓPEZ SINTAS, J.; GARCÍA ÁLVAREZ, E. Research Note: the consumption of cultural products: an analysis of the Spanish social space. Journal of Cultural Economics, v. 26, n. 2, p. 115–138, 2002.

MARQUES NETO, J. C. Plano Nacional do Livro e Leitura: Textos e História 2006-2010. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

RINGSTAD, V.; LØYLAND, K. The demand for books estimated by means of consumer survey data. Journal of Cultural Economics, v. 30, n. 2, p. 141–155, 2006.

ROSA, F. G. M. G.; ODDONE, N. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 183-193, set./dez. 2006.

SILVA, F. B.; ARAÚJO, H. E.; SOUZA, A. L. O consumo cultural das famílias brasileiras. In:

SILVEIRA, F. G. et al. (Org.). Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas, 2. Brasília: IPEA, 2007. p. 105-142.

THORN, W. International adult literacy and basic skills surveys in the OECD region. Paris:

OECD, 2009. (OECD Education Working Papers 26).

TILAK, J. B. G. Building human capital in East Asia: what others can learn. Washington: BIRD, World Bank, 2002. (Stock n. 37166).

VARGAS LLOSA, Mario. La literatura y la vida. In: VARGAS LLOSA, Mario. La verdad de las mentiras. 2. ed. Madrid: Alfaguara, 2002.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Beltrão, K. I., & Duchiade, M. P. (2016). Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 914–941. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3825

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)