Rupturas paradigmáticas e novas interfaces entre educação e saúde

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Ensino a Distância, Educação, Saúde.

Resumo

A partir de sua experiência de trabalho com a educação em saúde, o autor discute as novas demandas da saúde que requerem profissionais críticos e reflexivos, competentes para o trabalho em equipe colaborativa e interdisciplinar. No contexto de ruptura paradigmática da formação profissional, em que o processo ensino-aprendizagem é assumido como construção social, se centra no protagonismo do aluno, e se estrutura pelos pressupostos de processo colaborativo, interacional e coletivo, exigindo a revisão dos papéis dos professores diante das novas funções educacionais. Demandas que incluem o uso de tecnologia computacional em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Ao final, considera essas inovações e demandas como potenciais interfaces de políticas de formação de profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Giovanni Gurgel Aciole, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Graduado em Medicina (UFPb, 1984) e em Filosofia (UFSCar, 2011); Especialista em Homeopatia (IHB/UniRio, 1986).e Saúde Pública (Santos, 1986). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP, 1999 e 2004). Atuou na CINAEM (1998-2001): no Projeto Nacional de Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde e de Membros do Ministério Público (2000-2001) e no Curso de Especialização em Ativadores da Mudança na Formação dos Profissionais de Saúde (ENSP/Rede UNIDA/MS, 2004-2006). Foi professor da Faculdade de Medicina da PUC - Campinas (1995-1997; 2001-2004). Membro da diretoria (1997-2006), e presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e região (2002-2006). Pesquisador na ANS (2002-2009). Tem livos publicados pela Hucitec, e diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Na UFSCar, atua na graduação em Medicina, desenvolve especialização em regulação de sistemas de saúde, gestão da atenção e gestão da clínica e coordena o Grupo de Pesquisa QUÍRON: Estudos e Práticas em Saúde. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp e do Mestrado Profissional em Gestão da Clínica/UFSCar. Tem experiência na área de Saúde Coletiva nos seguintes temas: sistemas de saúde (SUS e saúde suplementar), política, planejamento e gestão; avaliação de serviços e sistemas; e gestão da clínica.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Aciole, G. G. (2016). Rupturas paradigmáticas e novas interfaces entre educação e saúde. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1172–1191. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3528

Edição

Seção

Artigos