Gestão de escola pública: análise de uma proposta de intervenção

Autores

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Escolas Públicas, Gestão, Educação Continuada

Resumo

Este texto procura aprofundar a perspectiva de análise sobre o campo de tensão constituído no espaço escolar por dois movimentos: a. os processos de ressignificação, de releitura ou de reinterpretação do conjunto normativo e legal por parte de professores, diretores e coordenadores de escolas públicas; b. as formas de apreensão destes sobre o exercício da docência e da gestão, considerando-se os contextos nos quais são formados e exercem a profissão. Partiu-se do pressuposto que, nesse espaço, as relações de trabalho são constituídas por um tripé: a. o conjunto legal e normativo (previsível e relativamente estável, tendo em vista que sua modificação requer processos de negociação política e/ou troca nas esferas executivas); b. as regras informais configuradas e negociadas entre os pares cotidianamente diante de situações reais de trabalho (imprevisíveis); c. os fatores sociais e econômicos que formam um campo cada vez mais imprevisível de práticas singulares, tendo em vista o aprofundamento da crise social, econômica e de valores que permeiam o capitalismo contemporâneo.

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Publicado

30-12-2007

Como Citar

Martins, A. M. (2007). Gestão de escola pública: análise de uma proposta de intervenção. Cadernos De Pesquisa, 37(132), 711–730. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/349

Edição

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