Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Escola de Educação Básica e Profissional, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Marlucy Alves Paraíso Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas – GECC – da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Escrita, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo discute as condições de emergência e os efeitos do dispositivo da antecipação da alfabetização, que muda a idade em que a alfabetização deve ser consolidada para o primeiro ano do ensino fundamental. Argumenta-se que historicamente foi engendrado um dispositivo que articulou diferentes discursos, enunciados científicos, leis, proposições filosóficas, jurídicas e morais que têm como efeito nas escolas a exigência de que as crianças sejam alfabetizadas no primeiro ano. A discussão sobre a maturidade, os estudos sobre a psicogênese da escrita e sobre letramento são aqui analisados como práticas discursivas que deram as condições de emergência de um dispositivo que antecipa não somente a entrada no ensino fundamental, mas também a exigência da alfabetização plena dessas crianças.

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Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Escola de Educação Básica e Profissional, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Maria Carolina da Silva Caldeira é professora da Escola de Educação Básica e Profissional – Centro Pedagógico da UFMG e doutoranda na Faculdade de Educação da UFMG.

Marlucy Alves Paraíso, Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas – GECC – da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPQ. 

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Caldeira, M. C. da S., & Paraíso, M. A. (2016). Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 846–868. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3442

Edição

Seção

Artigos