Indicadores de retenção e rotatividade dos docentes da educação básica

Autores

  • Edmilson Antonio Pereira Junior Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Dalila Andrade Oliveira Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Docentes, Emprego, Indicadores

Resumo

Este artigo propõe medidas que permitem conhecer um fenômeno bastante recorrente nos estabelecimentos de ensino: a retenção e a rotatividade docente. Os fatores relacionados a essas medidas variam desde uma mobilidade interna às redes de ensino até o abandono da profissão. São utilizados os dados do Censo Escolar, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, referentes a 2012 e 2013. Esses indicadores permitem: fornecer visão sistêmica da capacidade do sistema de educação nacional de garantir a permanência dos docentes nos estabelecimentos de ensino; contextualizar estudos e pesquisas da área da educação; e prover dados para analisar os fatores preditores e resultantes.

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Publicado

21-06-2016

Como Citar

Pereira Junior, E. A., & Oliveira, D. A. (2016). Indicadores de retenção e rotatividade dos docentes da educação básica. Cadernos De Pesquisa, 46(160), 312–332. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3370

Edição

Seção

Artigos