Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro

Autores

  • Mariane Campelo Koslinski Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Julia Tavares de Carvalho Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Segregação Escolar, Acesso à Educação, Oportunidades Educacionais, Escolas Públicas, Desigualdades Educacionais.

Resumo

O artigo investiga a distribuição e o acesso a vagas em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro com foco na oferta escolar. Sistematiza uma bibliografia sobre regras de matrícula/escolha em redes escolares de diferentes países. A análise é centrada em dois polos de matrícula heterogêneos com grande fluxo de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos do ensino fundamental. As análises ilustram o padrão do fluxo entre as escolas e identificam os procedimentos e as justificativas utilizados pela direção das escolas na seleção e na distribuição de alunos. Os resultados mostram padrões não aleatórios de distribuição de alunos e a ocorrência de ações veladas dos atores que indicam brechas nas regras de matrícula e que contribuem para a segregação escolar no município.

 

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Biografia do Autor

Mariane Campelo Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

Julia Tavares de Carvalho, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Educação. Professora do CAp UERJ.

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Koslinski, M. C., & Carvalho, J. T. de. (2015). Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 916–942. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3352

Edição

Seção

Artigos