Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação

Autores

  • Rubens Barbosa de Camargo Faculdade de Educação - USP
  • José Marcelino de Rezende Pinto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras USP – Ribeirão Preto
  • José Luiz Guimarães Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – Assis

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Financiamentos da Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise inicial do financiamento das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE -, lançado em abril de 2007 pelo governo federal, focalizando algumas expectativas, impasses e impactos. Muitas das inquietações e dúvidas aqui expostas foram manifestadas no Seminário Itinerante O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE - em Debate nas Universidades Públicas Paulistas, em que especialistas de diferentes instituições tiveram a oportunidade de debater com os formuladores e responsáveis pela implementação do plano. Optou-se por organizar análise em três partes. Na primeira parte, discutem-se alguns pressupostos do financiamento da educação nacional, mostrando que o país pode e deve aplicar mais recursos para alcançar um desenvolvimento educacional e social adequado. Na segunda, analisam-se documentos do MEC que explicitam as concepções que fundamentam o PDE no que se refere ao financiamento das 40 ações propostas. Na terceira, os autores se posicionam quanto à forma de financiamento adotada e quanto aos recursos previstos ou alocados para a execução das ações. Para finalizar, uma série de questões sobre o plano são levantadas em perspectiva propositiva.

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Publicado

30-12-2008

Como Citar

Camargo, R. B. de, Pinto, J. M. de R., & Guimarães, J. L. (2008). Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 817–839. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/335

Edição

Seção

Temas em Debate