Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010

Autores

  • Amélia Artes Fundação Carlos Chagas e Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo
  • Arlene Martinez Ricoldi Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

Negros, Ensino Superior, Desigualdades Raciais, Índice de Paridade Racial – IPR.

Resumo

Nos últimos anos, a presença reduzida de negros no ensino superior tem ocupado um espaço cada vez mais expressivo nas discussões das agendas de políticas públicas, do movimento social e da academia. Este trabalho busca estudar se e de que forma as mudanças observadas no perfil dos estudantes de graduação se alteraram nos últimos anos. Para tanto, utilizam-se os microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 para a construção do perfil do alunado que frequenta cursos de graduação com uma análise complementar de suas diferentes áreas de formação. As análises indicam uma melhora nas taxas de acesso à graduação para os negros, porém com resultados ainda distantes de sua participação no total da população brasileira. O trabalho apresenta o Índice de Paridade Racial – IPR – como um indicador sintético da distância entre negros e brancos nos diferentes aspectos apresentados.

 

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Biografia do Autor

Amélia Artes, Fundação Carlos Chagas e Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009).. Trabalha na Fundação Carlos Chagas – FCC – Projeto Equidade na Pós-graduação. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Arlene Martinez Ricoldi, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Departamento de pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismo, movimentos sociais, direitos humanos, articulação família e trabalho e políticas públicas.

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Artes, A., & Ricoldi, A. M. (2015). Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 858–881. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273

Edição

Seção

Artigos