Identidade pessoal e subjetividade social: educação e constituição subjetiva

Autores

  • Susana Seidmann Universidad de Belgrano, Buenos Aires, Argentina, e da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

Palavras-chave:

Subjetividade, Representações Sociais, Themata, Educação

Resumo

A constituição subjetiva na nossa sociedade contemporânea deve ser abordada dentro da complexa trama de relações intersubjetivas e a partir de diferentes formulações teóricas. A construção do sujeito envolve a existência de “outro”, que dá sentido à sua existência e à constituição/aquisição de identidades sociais/coletivas. Esse processo é abordado em termos de representações sociais, como expressão do sentido comum, desenvolvidas em complexos processos que envolvem estabilidade de longo alcance e antinomias –themata– que definem as situações de tensão, inerentes e próprias, do devir do sentido comum. Serão considerados quatro processos psicossociais: 1) A Identidade como produto intersubjetivo. 2) A Representação social como expressão da identidade. 3) Os themata como constitutivos da Representação social. 4) A interdependência simbólica Eu/Outros. Tudo será ilustrado com exemplos de duas pesquisas, no Ciers-ed e na Universidad de Buenos Aires sobre educação.

 

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Biografia do Autor

Susana Seidmann, Universidad de Belgrano, Buenos Aires, Argentina, e da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

 

Profesora da Universidad de Belgrano, Buenos Aires, Argentina, e da Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

 

 

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

Seidmann, S. (2015). Identidade pessoal e subjetividade social: educação e constituição subjetiva. Cadernos De Pesquisa, 45(156), 344–357. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3204

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