Comentários sobre avaliação, pressão por publicação, produtivismo acadêmico e ética científica

Autores

  • Murilo Mariano Vilaça Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Avaliação da Pós-Graduação, Pressão por Publicação, Produtivismo, Ética Científica.

Resumo

 

Aceitando o convite feito pelo autor, nosso comentário ao artigo de Moysés Kuhlmann Jr. (2014) tem o objetivo de qualificar um debate. Seguindo a divisão do artigo, expomos nossos pontos de desacordo e acordo em duas partes. Na primeira, contra a desqualificação do debate, analisamos os argumentos e as afirmações presentes no artigo, fundamentando-nos em referências dos estudos filosóficos acerca dos usos argumentativo, retórico e ilocucionário/perlocucionário da linguagem. Por meio do termo falácia, utilizado pelo autor, problematizamos uma tendência presente no debate e postulamos a distinção entre análise crítica e tática de desqualificação. Na segunda parte, pela qualificação do debate, reiteramos pontos destacados pelo autor, apresentando contribuições para um debate em aberto.

 

 

 

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Biografia do Autor

Murilo Mariano Vilaça, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS – UFRJ/FIOCRUZ/UFF/UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Vilaça, M. M., & Palma, A. (2015). Comentários sobre avaliação, pressão por publicação, produtivismo acadêmico e ética científica. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 794–816. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2836

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