Didática e trabalho ético na formação docente

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas – RS

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia, Formação de Professores, Ética

Resumo

O trabalho discute o funcionamento de pedagogias e didáticas que se denominam críticas e progressistas no governo da conduta dos docentes críticos e intelectuais educacionais de esquerda, no Brasil das décadas finais do século passado. Apropriando-se das investigações de Michel Foucault acerca da ética e dos modos de subjetivação, explora as formas de trabalho ético e a moralidade da conduta pedagógica e docente instituídas no país pelas pedagogias críticas em algumas vertentes do discurso pedagógico brasileiro, como no pensamento de Paulo Freire, e também no pensamento de Dermeval Saviani, do início dos oitenta, dividindo as lutas do campo intelectual da educação brasileira a esse tempo. Dá ênfase a uma descrição da tecnologia pedagógica crítica posta em exercício por essas pedagogias nos cursos de formação docente em nível superior e em outros níveis de ensino, que alia a fabricação de uma moral pastoral e ascética implicada no esclarecimento das consciências e exercícios centrados em uma hermenêutica do eu que tem como característica, entre outras, a decifração de si.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas – RS

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

Garcia, M. M. A. (2009). Didática e trabalho ético na formação docente. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 225–242. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/281

Edição

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